Setembro Amarelo: Câmara de Taboão da Serra promove evento de conscientização sobre saúde mental

No dia 11 de setembro, em celebração ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra – em parceria com a Coordenação da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde – realizou um encontro para discutir sobre saúde mental, acolhimento e diálogo.

A médica pediatra e psiquiatra Dra. Carol Belonio falou da “dor que não se vê”, abordando os sofrimentos silenciosos que muitas pessoas enfrentam e a importância de olhar além das aparências.

Já a psicóloga Nely Brandão trouxe uma fala inspiradora de incentivo à vida, ressaltando a importância de procurar ajuda e oferecer apoio ao próximo. “É importante interagir com outras pessoas para melhorar e fortalecer a saúde mental, falar dos seus sentimentos. É preciso se perceber e ver as necessidades a serem supridas”, diz.

O encontro ainda teve relatos de profissionais do SAMU e da Casa do
Adolescente, que compartilharam experiências marcantes do cotidiano no atendimento a pessoas em situação de sofrimento emocional. Esses relatos reforçam a importância do acolhimento, da escuta ativa e do diálogo como ferramentas de cuidado e coragem.

O presidente da Câmara, Carlinhos do Leme, destacou a importância de falar sobre saúde mental. “É muito importante falar da saúde mental e fico feliz que essa discussão aconteça nesta casa de leis”, diz.

Além do presidente, os vereadores Wanderley Bressan, Anderson Nóbrega, Thamires de Cássia, Dr. Ronaldo Onishi e o secretário de saúde Ailton Bogalho participaram e reforçaram proposta para atenção à saúde mental.

No encerramento, integrantes do CECO (Centro de Convivência de Taboão da Serra) fizeram uma apresentação teatral.

Fotos: Leandro Barreira / CMTS

Voltar para Notícias