Câmara aprova Política Municipal de Informação e Cuidado à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa em Taboão da Serra

A Câmara aprovou no dia 2 de dezembro, o Projeto de Lei nº 182/2025, de autoria do vereador Celso Gallo, que institui a Política Municipal de Informação e Cuidado à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa. A iniciativa vai promover conhecimento, acolhimento e ações educativas voltadas às mulheres que vivenciam essa fase natural da vida.

De acordo com o texto, o climatério — período de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva — e a menopausa — caracterizada pela interrupção permanente da menstruação por 12 meses — ainda são temas marcados por desinformação, o que afeta o bem-estar e dificulta o acompanhamento adequado das pacientes na rede pública.

“A Política Municipal de lnformação e Cuidado à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa organiza ações educativas, rodas de conversa e orientações em espaços públicos e serviços já existentes, sem gerar novas despesas ao Município”, justifica Celso Gallo.

A nova política busca enfrentar esse cenário difundindo informações confiáveis, fortalecendo a atuação da Atenção Primária em Saúde e oferecendo suporte educativo às mulheres e suas famílias. As ações podem acontecer em unidades de saúde, escolas, centros comunitários e demais espaços públicos já existentes, sem gerar novas despesas ao Município, podendo – inclusive – fazer parcerias com universidades, redes de pesquisa e instituições de saúde, desde que sem ônus financeiro para a administração municipal.

O projeto segue agora para sanção e publicação.

Foto: Leandro Barreira / CMTS

Voltar para Notícias