Vereadores aprovam requerimento e convidam administradores do Shopping Taboão para discutir alça de acesso

Com a iminência da municipalização da Rodovia Régis Bittencourt, no trecho de Taboão da Serra, os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira, dia 13, requerimento cobrando informações detalhadas do Shopping Taboão sobre os valores reservados para construção da alça de acesso, sentido Embu das Artes.

“Talvez, o Shopping Taboão esteja esperando a municipalização da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), mas quero deixar claro que nós não vamos abrir mão do valor que deveria ter sido construído. Os 6 milhões de reais depositados em juízo virão para os cofres da prefeitura. Se caso houver a municipalização, isso não quer dizer que o Shopping Taboão fazer alguns semáforos, vai achar que está quitando o valor que está depositado para dar o prejuízo e ressarcimento a cidade. O Shopping Taboão deveria ter construído a alça sentido Embu das Artes para inaugurar o shopping. Não fez. Foi um erro na época do ex-prefeito”, diz o vereador Marcos Paulo.

A Comissão Permanente dos Direitos do Consumidor também vai realizar audiência pública no dia 27 de junho para discutir a respeito deste tema e sobre a redução do período de carência do estacionamento, de 15 para 10 minutos.

“Vamos convidar os representantes do Shopping Taboão para que possam explicar a alça de acesso, que não foi cumprido, e o pré-acordo que não foi cumprido”, anunciou o vereador Carlinhos do Leme, presidente da comissão.

Atualmente, a Rodovia Régis Bittencourt é de responsabilidade do Governo Federal concedida à iniciativa privada. Ou seja, nenhuma intervenção pode ser realizada sem a autorização da Polícia Rodoviária Federal.

Porém, desde o início da gestão Aprígio, o trabalho para municipalizar o trecho que engloba Taboão da Serra foi intensificado e está na iminência de acontecer. Os principais benefícios, segundo a administração municipal, é conseguir fazer passagens em nível [com uso de faróis] interligando os dois lados da cidade. Hoje, já que a cidade tem apenas dois retornos, no Centro e no Parque Pinheiros.

ALÇA DE ACESSO

O projeto original do Shopping Taboão, inaugurado em 2002, consta a construção de duas alças de acesso sobre a Rodovia Régis Bittencourt. A que dá acesso a entrada do shopping foi construída para quem trafega pela rodovia foi construída. Porém, a que vai facilitar a saída dos clientes sentido Embu das Artes nunca saiu do papel. Com isso, eles precisam realizar o retorno na região central e trafegar por dentro dos bairros, até o Parque Pinheiros.

Fotos: Leandro Barreira / CMTS

Álbum da Sessão: https://www.flickr.com/photos/197563938@N07/sets/72177720309061363