TaboãoPrev presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última sexta-feira, dia 27 de outubro, audiência pública de prestação de contas da Autarquia Previdenciária TaboãoPrev, como prevê a lei municipal 1.979/2010. Durante os trabalhos foram apresentados os números do funcionalismo da ativa, dos segurados e os investimentos que foram realizados nos dois primeiros trimestres do ano.

A audiência pública foi convocada e presidida pelo vereador Marcos Paulo, presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e contou com a participação dos vereadores Celso Rodrigo Gallo (vice-presidente) e Joice Silva (membro).

Na primeira parte da audiência pública, a presidente da TaboãoPrev, Eliana Bendini, apresentou os números de servidores que compõem atualmente o quadro do funcionalismo de Taboão da Serra. Os dados do primeiro semestre deste ano mostram redução do número total de segurados.

O número de funcionários ativos é de 5.195. De aposentados são 1.485, além de 321 pensionistas, totalizando 7.001 segurados. Em 2021, o número de ativos era de 5.582, de aposentados 1.428 e 300 pensionistas. Essa queda, principalmente no número de servidores ativos, gera certa preocupação, uma vez que é necessário um equilíbrio para manter as contas saudáveis.

Eliana Bendini lembra que é importante ter uma relação saudável entre servidores ativos e aposentados. “Em 2016 tínhamos quatro ativos para cada aposentado. Em 2023 temos 2,9 ativos para cada aposentado. Isso acende a luzinha da preocupação porque quem está na ativa paga a aposentadoria do servidor que está aposentado”, diz.

O resultado das aplicações financeiras também foi apresentado durante a audiência pública. No primeiro semestre de 2023, a TaboãoPrev teve rentabilidade de R$ 55 milhões no dinheiro investido do fundo, acumulando um saldo, em junho deste ano, de R$ 894 milhões. A rentabilidade obtida pela autarquia no período foi de 6,67%.

Segundo o vereador Marcos Paulo, a audiência foi positiva e mostra que é preciso muita cautela em relação ao futuro do funcionalismo. “Os números de hoje são positivos, nos mostram que está sendo feito um bom trabalho de gestão. Essas audiências são importantes para que o servidor possa acompanhar o que a TaboãoPrev vem fazendo nesses últimos meses”, afirma.

A audiência pública pode ser assistida na íntegra pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de Taboão da Serra ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GY8m0fNAwxw.

Foto: Leandro Barreira / CMTS / https://flic.kr/s/aHBqjB18iK