Câmara de Taboão da Serra recebe Encontro do Povo Indígena Kaimbé no dia 29 de abril

A Câmara Municipal de Taboão da Serra será palco na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, do Encontro do Povo Indígena Kaimbé, a partir das 13 horas, com entrada gratuita. Além de palestra com o cacique Alex, o local terá exposição com a exibição de peças indígenas.

A proposta é despertar nos estudantes e no público presente a presença urbana do povo indígna. Na bandeira de Taboão da Serra, a cor vermelha representa o povo indígena. As outras cores são branco e preto.

Histórico

O povo Kaimbé tem sua trajetória marcada pela realização de grandes encontros culturais em escolas públicas, praças e parques nas cidades de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. Atualmente, há cerca de 180 famílias da etnia Kaimbé no Estado de São Paulo.

Trajetória do Povo Kaimbé

Os indígenas Kaimbé têm raízes na aldeia mãe “Massacará” no município de Euclides da Cunha, cidade do sertão baiano. Localizada entre as bacias do rio Itapicuru e Vaza Barris, nas imediações da igreja católica da Santíssima Trindade.

A cidade foi fundada pelos Jesuítas em meados de 1638, mas a aldeia Massacará foi tomada por fazendeiros que se apossaram das terras e se beneficiaram com mão de obra semi escrava. Após a invasão, os Kaimbé alocaram-se às margens do rio São Francisco e migraram para o entorno de Euclides da Cunha, antes chamada de Cumbe.

Vários conflitos ocorreram entre os Kaimbé e fazendeiros até meados dos anos de 1980, com o assassinato de vários indígenas da etnia. A demarcação de suas terras ocorreu no ano de 1954, mas somente em 1998, os indígenas Kaimbé tiveram a retomada de suas terras na região e puderam viver sua cultura de forma menos conflituosa.

A migração de indígenas do nordeste para São Paulo ocorreu em um contexto de guerra e fome, resultado do massacre ocasionado pela destruição da região ao longo dos anos. Essas circunstâncias fortaleceram a luta e busca por sobrevivência e protagonismo que resistem até os dias de hoje.

MOSTRA

Na oportunidade, será realizada uma exposição na Câmara, reunindo peças indígenas, do povo Kaimbé. O evento contará com a participação de alunos do ensino fundamental de Taboão da Serra que poderão visitar a exposição.

PROGRAMAÇÃO

A programação da semana indígena contará com a presença do Cacique Alex que profere palestra durante o evento destacando para os alunos a importância do indígena no contexto do país e sobre os principais costumes, além de falar da importância das políticas públicas para os povos indígenas. Além disso, terá dança com grupo indígena.

SERVIÇO:

O que: 1º Encontro do Povo Kaimbé
Local: Câmara Municipal de Taboão da Serra (Estrada São Francisco, 2013 – Jardim Helena)
Quando: 29 de abril de 2024 (segunda-feira)
Entrada Gratuita