Câmara de Taboão da Serra realiza encontro com povos indígenas e alunos da rede municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco na segunda-feira, dia 29 de abril, recebeu representantes do Povo Indígena Kaimbé, que conversaram com alunos da EMEF Cecília Meireles e servidores do poder legislativo. Durante a conversa, eles falaram sobre suas tradições e costumes.

Eles cantaram, explicaram sobre instrumentos e vestimentas, e tiraram dúvidas dos alunos, que puderam fazer suas perguntas aos indígenas. “É muito bom trazer os indígenas ao poder legislativo para que eles possam falar sobre sua cultura. Vimos a alegria das crianças em conversar e tirar dúvidas com eles. Vamos repetir esse tipo de evento muitas vezes”, afirma o presidente Dr. André da Sorriso.

O cacique Alex explicou que não devemos utilizar a palavra índio, e explica: “Na questão indígena, a palavra índio é o pejorativo que só contempla um indígena, numa riqueza de vários povos. Quando você fala indígena, você contempla todos os povos”, diz.

A indígena Silvia Kaimbé fala da importância do encontro. “Estar nesse ambiente de fala é muito importante porque muitas vezes nos foi tirado. E por isso agradecemos a cidade e a Câmara Municipal por abrir esse espaço para a gente falar de nós, sem precisar de ninguém falar por nós”, diz.

“Não tem riqueza maior a gente falar da nossa cultura, principalmente para as crianças. É o futuro. É uma oportunidade para a gente e para as crianças, que vão crescer com uma cabeça diferente do que o nosso povo é”, completa Antonio Kaimbé.

O Encontro do Povo Indígena Kaimbé foi organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra, que tem como diretor o servidor Adalberto de Carvalho Graciano.

Fotos: Leandro Barreira / CMTS