Audiência Pública na Câmara de Taboão da Serra discute alça de acesso do shopping e tempo de estacionamento

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Taboão da Serra realizou no dia 27 de junho audiência pública para cobrar a construção – por parte do Shopping Taboão – da alça de acesso sobre a Rodovia Régis Bittencourt, sentido Embu das Artes, como prevê o projeto original. O outro tema foi a redução da carência do tempo de estacionamento de 15 para 10 minutos.

O presidente da comissão, vereador Carlinhos do Leme lembrou que a carência de apenas 10 minutos prejudica motoristas de aplicativo e reforçou a importância da alça para diminuir o trânsito na região central e no Parque Pinheiros.

“Essa audiência foi muito importante porque tratou de temas relevantes, que é a alça de acesso, que já deveria estar pronta, e também dessa redução na carência de estacionamento. Infelizmente o Shopping Taboão não enviou representantes, mas a nossa cobrança vai continuar”, diz Carlinhos.

“Eu fico revoltada porque o Shopping não enviou nenhum representante. Essa casa de leis quer uma resposta. Em 2014 foi realizada uma CPI e terminou com o shopping se comprometendo a construir a alça em 12 meses, podendo prorrogar por mais 12 meses. E isso não foi feito”, diz a vereadora Érica Franquini, que presidiu a CEI na época.

O vereador e vice-presidente da comissão, Celso Rodrigo Gallo também lamentou a ausência. “Fico muito triste com a ausência porque mostra a importância que o shopping dá à essa casa de leis. Gostaria muito que tivessem os representantes para que a gente pudesse fazer algumas perguntas”, diz.

O presidente da Câmara, Dr. André da Sorriso, reforçou que – sem a alça sentido sul – os motoristas que saem do shopping precisam se deslocar até a região central ou adentrar pelos bairros até o Parque Pinheiros para conseguirem atravessar a BR-116. E que a Câmara vai exigir o cumprimento desta obrigação.

“O shopping está apostando numa municipalização da BR-116, que é um projeto do nosso prefeito Aprígio. E para isso, eles ficariam sem a obrigação de construção da alça. Eles acham isso. E também eles têm um projeto de aumentar o número de lojas do shopping, de apartamentos, lojas comerciais. Eles precisam respeitar essa casa”, diz o presidente.

PROCON TABOÃO DA SERRA

O Procon de Taboão da Serra notificou o Shopping Taboão para que ele explicasse os motivos da redução do tempo de carência no estacionamento do shopping. “Nós demos 10 dias para eles responderem e a resposta foi que é mera liberalidade do Shopping em fornecer os minutos [de carência]. Mediante a isso, o Procon vai entrar com multa porque fere do Direito do Consumidor”, anuncia Gabrielle dos Santos Tristão, assessora institucional do Procon.

PROPOSTAS

Os vereadores afirmam que se o Shopping Taboão não se manifestar sobre os dois temas, uma das propostas que será apresentada na volta das sessões será a permissão para estacionamento rotativo em frente ao Shopping Taboão. Outro ponto que será apresentado ao centro de compras é a permissão para que motoristas de aplicativos e taxistas possam adentrar e sair do local sem pagar estacionamento por um período maior.